sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dicas de Economia

Dicas de economia dadas por um contador que cuida de números o dia todo!

Contas e mais contas. Como é fácil gastar dinheiro. Afora despesas básicas como luz, telefone, aluguel, temos que cuidar da aparência, da saúde, da cabeça, e, claro, do lazer, porque ninguém é de ferro. Mas é preciso saber gastar. Se exageramos o salário vai embora antes de terminar o mês e a possibilidade de construir uma poupança fica cada vez mais longe. O que fazer?


Calma! Ao invés de sair correndo atrás de empréstimos milagrosos que deixam você endividado, procure soluções ao seu alcance. Não precisa ser expert em finanças. Um pouco de organização e pesquisa pode ajudar - e muito - a viver melhor com o que você ganha e pensar no futuro.


VEJA AQUI 8 DICAS PARA ADMINISTRAR O ORÇAMENTO

O primeiro passo - Traçar objetivos - O grande segredo para fazer render o dinheiro e gastar melhor é ter objetivos. "A pessoa deve decidir o que quer para sua vida a curto, médio e longo prazo e se organizar para alcanças as metas. Não adianta usufruir hoje e deixar faltar lá na frente".

Segundo passo - Colocando em prática - Depois de traçar seus objetivos, destine uma parte do seu salário a eles. Assim que receber, pegue determinada quantia e separe. Guarde, de preferência, onde possa render. É aí que vem a segunda parte do planejamento.

Terceiro passo - Os limites - Trace limites para seus gastos. Uma boa dica é fazer um planejamento semanal de quanto você pode dispor. Por exemplo, se sobraram 1000 reais do seu salário, divida por quatro e você tem o dinheiro que deveria usar a cada sete dias. Aí entra o malabarismo. No começo pode ser difícil, mas com determinação dá certo.

Sempre há um jeito de amenizar as cifras. Quando as dicas estiverem no sangue, você pode partir para uma outra empreitada: ficar rico! Eu ainda estou muito longe disso, mas pelo menos já sei controlar os gastos.
 
Boa sorte a todos.

Um comentário: